Aproveitamento da casca do coco para fazer xaxim

Xaxim é o nome vulgar de uma grande samambaia (Samambaia-açu – “açu” em Tupi é “grande”), cujo nome científico é Dicksonia Sellowiana e que pode alcançar 10 metros de altura, como uma palmeira; era abundante na Serra do Mar, do Rio de Janeiro ao Rio Grande do Sul, habitando os locais bem húmidos. Verdadeiro fóssil vivo das florestas pré-históricas. Há outras grandes samambaias no Brasil e no mundo. Contudo, essa espécie atualmente encontra-se em risco de extinção, a ponto de a extração e exploração comercial da samambaia-açu, estar proibida em todo o território nacional através da Resolução Conama 278/1 de 24 de maio de 2001.

Por essa razão, todo material que possa substituir o uso dessa espécie é mais do que bem-vindo, tanto do ponto de vista ambiental quanto econômico.

Já foi descoberto que as cascas de coco além de servirem como adubo orgânico, prestam-se bem para fabricação vasos, em substituição ao tradicional xaxim.

Para se ter uma idéia do volume de cascas de coco produzido por ano no País, Philippe Jean, do Projeto Coco Verde, afirma que apenas no verão o Rio de Janeiro produz 600 toneladas do produto. “É uma das maiores fontes de resíduos sólidos e um grave problema, principalmente se levarmos em conta que as cascas de coco levam de 8 a 12 anos para se decomporem nos aterros sanitários.” Apesar, porém, de dominar a técnica de modelagem de vasos para substituição do xaxim, a empresa de Jean não repassa a tecnologia, mas presta assessoria na produção de insumos para projetos paisagísticos (adubo orgânico, cobertura, etc.) e fornece a máquina para triturar as cascas, cujo preço varia de acordo com a quantidade a ser processada. A seguir, veremos com mais detalhes, a tecnologia desenvolvida pelo projeto, visando o reaproveitamento das cascas do coco verde:

Projeto Coco Verde

O Projeto Coco Verde compreende um sistema cíclico, organizado em várias etapas. Cada uma delas movimenta um ou mais setores da economia com repercussões sociais, ambientais e comerciais. Esta integração acompanha a empresa em cada uma de suas ações, é o compromisso de que estamos envolvidos em uma atividade global e única, onde entendemos que esta atitude é uma obrigação empresarial e que, portanto, faz parte do nosso ciclo comercial e definem nossas premissas básicas, que são: preservação do meio ambiente, proteção da natureza e o bem estar social.

A coleta do coco verde sem água é outra ação desenvolvida pelo projeto, sendo considerada uma antecipação das futuras determinações e legislações; as quais determinarão que cada um deve ser responsável pelo lixo gerado pelo seu negócio. Cabe lembrar que a cidade do Rio de Janeiro tem um consumo diário médio (inverno/verão) de 420 mil cocos. Cada coco gera 1,5 kg de lixo, isso acarreta 630 toneladas que são recolhidos por empresas privadas (em shoppings, etc.) e principalmente pela COMLURB, que, por ser uma empresa de limpeza pública, tem seus custos pagos pela população, isto é, quanto mais lixo produzido, mais custos, conseqüentemente, mais impostos.

O coco verde sem água é coletado e reciclado nas instalações do Projeto Coco Verde, onde são desenvolvidos produtos cuja matéria prima é o coco verde reciclado. Não se conhece o limite de produtos possíveis, e através de um processo inovador e exclusivo são produzidos, em escala industrial, mais de 100 produtos, entre os quais: vasos, placas e palitos para paisagismo, forragem, substrato, material de decoração, placas acústicas e térmicas, etc. Alguns dos produtos do coco verde reciclado substituem, com inúmeras vantagens, todos artefatos produzidos com o xaxim, que em extinção, tem sua extração regulamentada por lei. Neste caso, o Projeto Coco Verde contribui com a preservação ambiental e oferece alternativa vantajosa para vários segmentos da agricultura, indústria e comércio que tem o xaxim como componente principal ou complementar de seus produtos.

Fontes: Site: http://www.cocoverderj.com.br

Suplemento Agrícola ( Jornal O Estado de São Paulo); 22/05/2002

Sites que comercializam produtos de fibra de coco. Clique no  nome:

COQUIM

COCO VERDE

Página do site da Embrapa ( que explica a técnica da prensagem  para obtenção do pó e da fibra de casca de coco:

EMBRAPA

Empresa  Fortamag   produz a máquinas que trituram  casca de coco, transformando em fibra e pó :

USINA DE BENEFICIAMENTO DE FIBRA DE COCO

25 comentários sobre “Aproveitamento da casca do coco para fazer xaxim

  1. Srs. boa tarde,

    Disponho de uma boa quantidade de fibra de coco, e gostaria de alguma informaçao de como e onde posso encontrar comercio para esse produto.
    Grato antecipadamente

    Joao Carlos

    Curtir

  2. boa tarde, moro no Espírito santo, na cidade de boa esperança, e tenho uma sobra e desperdicio de coco verde, gostaria de fazer a reciclagem deste produto, como fazer, e adquirir maquinas p/ a fabricação de xaxim de coco e outros produtos, colaborando com a natureza e visando o mercado que é promissor neste segmento.
    atenciosamente.
    Cleverson Ferri Kuster

    Curtir

  3. OLA BOM DIA MORO NO RIO DE JANEIRO CAMPOS DOS GOITACAZES
    como fazer, e adquirir maquinas p/ a fabricação de xaxim de coco e outros produtos, colaborando com a natureza e visando o mercado que é promissor neste segmento.

    Curtir

  4. como fazer, e adquirir maquinas p/ a fabricação de xaxim de coco e outros produtos, colaborando com a natureza e visando o mercado que é promissor neste segmento.
    TELE 22/30560604 22/99626666

    Curtir

  5. Ola meu nomee marcio moro em cabo frio eu quero saber como fazer, e adquirir maquinas p/ a fabricação de xaxim de coco e outros produtos, colaborando com a natureza e visando o mercado que é promissor neste segmento.

    Curtir

  6. Na busca de uma solução para aproveitamento das cascas do côco, emcontrei o fornecedor da máquina que tritura o côco transformando-o em fibras. O passo seguinte seria utilizar essa matéria prima fara fabricar o “xaxim de fibra de Côco” . Se existe essa máquina, gostaria que me informassem o fabricante, se possivel. Grato.

    Curtir

  7. olá moro em Prado na Bahia e aqui temos um grande desperdicio de casca de coco
    gostaria saber como faço para adquirir esta maquina que aproveitamento desse material

    Curtir

  8. olá sou da cidade de Maringá no Paraná e gostaria de saber como faço para adquerir esta máquina para aproveitamento do coco verde, pois a procura por xaxim aqui é grande

    Curtir

  9. Oi td bem , a minha pergunta e a mesma ,tenho uma plantação de coco e gostaria de aproveitar as fibras ,e saber mais sobre o assunto, gostaria de saber sobre maquinas curssos, e mais na area,caso possa me ajudar agraadeço des de já, Fabio Belesini

    Curtir

  10. boa noite,fui comprar um vaso de xaxim e fiquei surpreso ao saber que ele esta em extinção(a planta),estou muito interesado em saber como fazer esse curso para apreender a fazer não somente o vaso mas fazer outros produtos e consequentemente entrar em um mercado que creio ser muito promissor,quero saber que máquina eu poderia usar na trituração e na confecção do mesmo,moro no rio de janeiro em itaipuaçú e não quero que o paraíso florestal seja palco de uma destruição por causa da ganância nossa de cada dia,aguardo contato e fiquei feliz pois vcs sairam na frente com esse belo trabalho.
    um grande abraço e que DEUS abençoe e de muita sabedoria a todos envolvidos nesse trabalho maravilhoso.

    Curtir

  11. Hum pelo visto é muito difícil conseguir as informações sobre como fazer xaxim e outros com a casca do coco. TEnho pesquisado, mas não consegui ainda. Quem conhece a técnica não socializa. è uma pena mesmo.
    Caso alguem já tenha conseguido e possa aguardo instruções.
    Um abraço!

    Curtir

  12. Gostaria muito de saber mais informções sobre o processamento da casca do coco ja que possuo uma area de produção de coco-da baia e gostaria muito de reaproveitar a casca do coco na produção de derivados como os vasos deste material.agradeço se responderem; desde ja obrigado.

    Curtir

  13. ola quero saber quanto custa a maquina de fazer xaxim sou de pernambuco, joao alfredo e quero saber quanto custa por favor aqui se perde muito coco e o pessoal queima muita casca ficarei greto se me avisarem o preço .

    Curtir

  14. BOM DIA MORO EM PRESIDENTE PRUDENTE E GOSTEI MUITO DAS INFORMAÇÕES SOBRE CASCA DO COCO, GOSTARIA DE SABER COMO POSSO ADQUIRIR AS MAQUINA PARA O FABRICO DOS PRODUTOS VINDO DA CASCA DO COCO E QUAL A FORMA DE PAGAMENTO DESSAS MAQUINAS E SE NÃO FOR PEDIR MUITO GOSTARIA DE MAIS INFORMAÇÕES TECNICA SOBRE ESSE TIPO DE RECICLAGEM.
    MUITO OBRIGADO, FICAREI NO AGUARDO DE UMA RESPOSTA.

    Curtir

  15. Bom dia. Procuro saber onde comprar a maquina de fazer xaxim, seu preço, e se possivel a tecnica para faze-lo. Sou de Minas Gerais. Obrigado pela atenção.

    Curtir

Os comentários estão desativados.