COMO ORGANIZAR UMA BIBLIOTECA?

Artigo de autoria de Miriam de Sales Oliveira no Contos e Causos 2/05/2010

Você, leitor,adora livros e sempre está comprando algum; por isso já acumulou centenas de exemplares e os guarda com carinho.
Seus amigos lhe presenteiam com livros e, assim, a biblioteca vai crescendo.
Como arrumá-la?
Pior ainda, você nem liga muito para isso e um dia recebe um alentado lote de livros, por herança.
O que fazer?
Primeiro, se ainda não tem,mandar preparar as estantes;
Nas minúsculas casas atuais,algumas simples “apertamentos”, fica difícil um cantinho para os livros;tem que metê-los de qualquer jeito no rack da TV ou numa pequena estante no quarto, tudo misturado por cor ou tamanho ou pela ordem alfabética dos autores.
Claro que você não vai fazer como aquela dama vitoriana que arrumava os autores por sexo;homens de um lado,mulheres do outro;não fossem eles ,na calada da noite,”fazer livrinhos,”pois esses escritores não são gente de respeito,bêbados e tarados e poderiam mesmo se aproveitar das autoras.
Ou,como um cliente meu,pobre e analfabeto,que tirou sozinho o maior prêmio de loteria em Salvador.
De repente, rico,chamou uma arquiteta para decorar seu AP. de cinco banheiros, na Vitória, bairro nobre daqui, e , ela o aconselhou a decorar o living com livros, pois era “de bom tom”, nas casas como a dele.
Chamada, (era vendedora de livros naquelas priscas eras) fui atendê-lo.
Cheguei, meio ressabiada,pois conhecia o “pátrazmente” do sujeito, numa tarde ensolarada e na bela varanda que dava para o mar, abri os” broadsiders” que era como se chamava as propagandas dos livros.
Para minha surpresa, o cidadão escolheu os três livros mais sofisticados e difíceis da coleção.
Vendi, à vista, e, curiosa falei:
-Não sabia que o senhor se interessava tanto por Ciência, História e Psicologia.
E ele:
-Ah, sobre os livros!? É que torço pelo Bahia e as capas têm as cores do meu time, azul, vermelho e branco…
Fiz uma cara de paisagem e fui saindo de fininho agarrada ao polpudo cheque.
Mas, voltando à arrumação.
Colocar autores por ordem alfabética não parece bem; os contos de Poe não combinam com os poemas de Píndaro e muito menos com o humor de Ponte Preta.
A melhor coisa que tem a fazer é reunir os assuntos, numerando cada livro com o número referente ao assunto tratado nele.
Esses números simbólicos serão postos na lombada, na parte inferior, sempre no mesmo lugar e que embaixo de cada número apareça uma letra.
Assim:220
A
O número representa História do Brasil e o nome do autor começa com A;todos os seus livros de História do Brasil terão o mesmo número a letra é que muda.
O mesmo você faz com os demais assuntos; romances, contos, poesias, ensaios, filosofia, psicologia etc.
As revistas,enciclopédias ou dicionários,que tratam de assuntos variados você cataloga como OBRAS GERAIS;representada por três zeros:000
Pronto? Tudo arrumado?
Ai a gente faz uma ficha real ou virtual para que o livro possa ser encontrado rapidamente. A ficha deve ser de autor,onde aparecerá no canto superior esquerdo o nº de classificação; no caso de diversos autores, a gente faz uma ficha pelo título; pode-se fazer também uma ficha de assunto; eu faço, pois, como pesquiso quase tudo que escrevo, isso facilita demais a minha vida.
As revistas devem ser colocadas em caixas especiais, por assunto, p/exemplo:revista acadêmica, de moda, assuntos variados, como a Veja, humorística, como a Mad e por ai vai.
Na caixa , ponha um adesivo com o nome e o ano da revista. Fácil, né?

Eu ainda separo os livros de referencia,aqueles que, como médicos clínicos,entendem de tudo e não podem faltar numa casa, principalmente onde haja estudantes. Como as enciclopédias, os dicionários, o atlas, os anuários, livros de arte e/ou científicos.
Coloco numa estante separada onde ponho uma letra R, bem grande.
Pronto, agora é só cuidar para que seus “clientes” da biblioteca (filhos, netos, amigos) não tirem os livros do lugar ou pior, levem e se esqueçam de devolver.
Por conta disso, perdi o último volume da COMÉDIA HUMANA”, de Balzac,que comprei com meu primeiro salário de professora,em 1965, e paguei durante um ano à Editora Globo; pois é, justo a “FISIOLOGIA DO CASAMENTO”, um livro adorável. Emprestei e se foi; ando à caça dele pelos sebos e nunca mais encontrei.
Atualmente, não empresto livro a ninguém, a não ser anotando na ficha o nome do sujeito e a data do empréstimo.
Tenho 1500 livros na minha biblioteca; teria o dobro se não fossem os ratos de biblioteca.
Ah, querem saber quem inventou esse método de arrumação? Melvin Dewley, por isso esse sistema usado em todas as bibliotecas do mundo tem o seu nome.
Será que ajudei?

Artigo de autoria de Miriam de Sales Oliveira no Contos e Causos 2/05/2010

13 comentários sobre “COMO ORGANIZAR UMA BIBLIOTECA?

  1. Miriam, o autor da Classificação Decimal de Dewey é Melvin Dewey, que vai de 000 a 900, e a letrinha identificando o nome do autor, é retirado de uma outra tabela de autoria de Cutter. Voce ajudou sim, e desculpre o meu esclarecimento, sou bibliotecaria e tb tentei ajudar.
    Um abraço
    Ana

    Curtir

  2. Miriam
    muito obrigado pelas dicas. Você ajudou me muito. Estou responsável pela criação e organização de biblioteca em língua polaca na cidade de tilburg na Holanda. O projecto e quanto mim muito interessante já que está a ser desenvolvido por doações de polacos que trabalham neste país. E naturalmente desiquilibrada nos temas e assuntos, mas com o tempo isso será corrigido. Uma vez mais obrigado.

    Curtir

  3. Thanks so much for your good page;this is the stuff that keeps me on track through out the day. I’ve been looking around for this site after asked to visit them from a buddy and was pleased when I was able to find it after searching for long time. Being a avid blogger, I’m pleased to see others taking initivative and contributing to the community. I just wanted to comment to show my approval for your work as it’s very encouraging, and many writers do not get appreciation they deserve. I am sure I’ll visit again and will send some of my friends.

    Curtir

  4. Oi ,recebi uma missão de organizar uma biblioteca ,já tenho uns 1000 exemplares de varios autores e que uma ajuda se for possível, obrigada ,a biblioteca é doação de varias pessoas ,e fica em um bairro muito pobre de Cuiabá no Mato Grosso,o bairro é Jardim Umuarama e o me nome é Ieda Maria

    Curtir

  5. Alguém poderia me ajudar a organizar uma biblioteca com a tabela CDU?
    Não temos bibliotecário por aqui e estamos organizando umabiblioteca com mais ou menos 1200 exemplares divididos em várias classes literárias.
    Alguém pode me ajudar??

    Curtir

  6. Meu professor sugeriu que nós os alunos arrumassem a biblioteca do colégio adoreii ter lido este artigo de sua autoria pois, agora sei como vou fazer, pois estava com dúvidas muito obrigado!

    Curtir

  7. Acho louvável a presença de um profissional administrando uma biblioteca, mas estamos em pleno século 21 e não vejo o porque de um software fazer esse trabalho de organização. Além de torná-lo viável e acessível a qualquer pessoa (na maioria das vezes voluntários) tornaria o trabalho mais rápido e de acordo com as normas internacionais. É isso!

    Curtir

  8. Bibliotecários sem limite e´o nome do meu grupo(todos bibliotecários) e que procuram criar e ajuadar a criar bibliotecas comunitárias em qualquer lugar do Brasil.Se eu puder ajudar e só me escrever, mandar e-mail ou escrever aqui.OK?
    Abraços
    Jeanete Pontes – AABSP

    Curtir

  9. muito importante saber arrumar a bliblioteca os livros sao muito importante para muita genti incusive pra min nao podemos deixar os livros desorganizados nao acha, com livro se aprede muita coisa inclusive o livro faz parte do nosso futuro ok eu dou uma ideia para vcs q querem aprender a arrumar a bliblioteca sempre manter a bliblioteca limpa e arejada em primeiro lugar, e nao estragar os livros manter os livros limpos para os proximos 2 anos outros alunos poder usar , vc nao ia gostar q te entregase um livro feio rasgado sujo então procure deixar o livro limpo e nunca esqueçer de entregar o livro dps q usar dica do bem- estar -do -livro obrigada qualquer duvida pergunte no blog do bem-estar- do – livro (bem.estar.do.livro.com.br) bjus

    Curtir

  10. Esta é uma forma de organizar. Existem outras. Eu uso de tudo um pouco, nunca abrindo mão é claro do básico explicado neste post que é classificar por assunto, autor e até titulo. O problema de chutar um numero para um determinado assunto é a confusão que isto pode gerar depois. Mas se o organizador procurar por CDD, que é uma tabela de assuntos fácil de se encontrar resumida: aqui por exemplo:http://organizacaodebibliotecas.synthasite.com . Dai vc sempre usa o mesmo numero de assunto para livros de mesmo assunto. No livro, num local que fica atras da folha de rosto ou em alguns livros, no fim do livro, vem um quadrado com informações que chamamos de ficha catalografica. Nos mais modernos, já tem o numero de assunto. Se ele for muito grande, use os tres primeiros e bala, passe para o proximo livro. O que se deve ter em mente quando se organiza uma biblioteca é que devemos simplificar ao máximo para conseguirmos chegar ao fim da organização sem cansar e largar tudo. Use mais do que uma letra para o autor. Senão voce vai colocar zé com mané no mesmo balaio. Use o ultimo sobrenome do autor e pegue umas 3 letras ao invés de 1. Para fazer o melhor, baixe um programinha que se chama cutter e digite o nome do autor que ele te da um numero…mais informações no meu face ou mail. rudibike@gmail.com – terei prazer em ajudar quem precisar. Sou bibliotecário e trabalho com organização de bibliotecas particulares em qualquer lugar onde contratarem meus serviços. boa sorte e bom ano a todos!

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s