Como remover agrotóxico de verduras e frutas

Em uma bacia, coloque água pura. Em outra, água com bicarbonato de sódio – uma colher de sopa para cada litro. E em outra bacia, coloque água com vinagre – também uma colher de sopa para cada litro d’água. Está pronto o sistema doméstico de desintoxicação de  verduras e frutas.

“É preciso fazer uma lavagem completa, começando com água, lavando com bicarbonato e depois com vinagre”, ensina o professor.

Mas não é tão rápido assim. Primeiro, são cinco minutos de lavagem na água, para retirar a sujeira visível. Depois, 40 minutos de tratamento na bacia com bicarbonato de sódio. É a lavagem mais importante: o bicarbonato remove 90% dos agrotóxicos. E atenção:

“Não pode misturar bicarbonato com vinagre, porque reage e perde o efeito”, alerta o professor.

Por isso, mais cinco minutos na água, para remover o bicarbonato. Só depois, a verdura ou fruta vai para a bacia com vinagre. São 40 minutos para eliminar o resto dos agrotóxicos

“Vai demorar um pouco, mais ou menos uma hora e vinte. Tem que ter paciência. No final, a dona de casa vai ter um produto com maior probabilidade de não estar contaminado. Certeza, certeza, ninguém tem nunca”, constata o professor Mauro Velho.

Fonte: globo reporter 11/07/2004

www.globo.com

11 comentários sobre “Como remover agrotóxico de verduras e frutas

  1. Na verdade ainda é preciso deixar cerca de 15 min no água clorada (1 colher para cada litro) pois ó vinagre sozinho não elimina bactérias e outros microorganismos. O cloro pode ser misturado ao bicarbonato. Assim as verduras ficam as mais limpas possível.

  2. Por que será que o Ministro da Agricultura e outros órgãos ligados à saúde, não tomam providência quanto ao uso excessivo do agrotóxico? Muitos agricultores chegam a utilizar até 200 vezes mais que o necessário. ISSO É UM ABSURDO!!!!!!

  3. Oi! Gostaria de saber se as verduras e tomate ficam mais moles depois de colocados na solução?
    E se bicarbonato e cloro podem ser misturados sem perderem seu efeito?
    Obrigada

  4. Quando é que neste país as fiscalizações vão começar a funcionar?…Ah! tem que ser padrão Fifa…!

  5. Eu vi uma palestra de Dr . Lair Ribeiro onde ele ensina remover agrotóxicos das verduras e saladas com Iodo comprado em farmácia !

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s