Como remover agrotóxico de verduras e frutas

Em uma bacia, coloque água pura. Em outra, água com bicarbonato de sódio – uma colher de sopa para cada litro. E em outra bacia, coloque água com vinagre – também uma colher de sopa para cada litro d’água. Está pronto o sistema doméstico de desintoxicação de  verduras e frutas.

“É preciso fazer uma lavagem completa, começando com água, lavando com bicarbonato e depois com vinagre”, ensina o professor.

Mas não é tão rápido assim. Primeiro, são cinco minutos de lavagem na água, para retirar a sujeira visível. Depois, 40 minutos de tratamento na bacia com bicarbonato de sódio. É a lavagem mais importante: o bicarbonato remove 90% dos agrotóxicos. E atenção:

“Não pode misturar bicarbonato com vinagre, porque reage e perde o efeito”, alerta o professor.

Por isso, mais cinco minutos na água, para remover o bicarbonato. Só depois, a verdura ou fruta vai para a bacia com vinagre. São 40 minutos para eliminar o resto dos agrotóxicos

“Vai demorar um pouco, mais ou menos uma hora e vinte. Tem que ter paciência. No final, a dona de casa vai ter um produto com maior probabilidade de não estar contaminado. Certeza, certeza, ninguém tem nunca”, constata o professor Mauro Velho.

Fonte: globo reporter 11/07/2004

www.globo.com

12 comentários sobre “Como remover agrotóxico de verduras e frutas

  1. Os políticos que fazem vocês de bobo e que dizem que vão fazer e acontecer contra a corrupção acabaram de aprovar uma lei que tira a obrigação da empresa dizer se o projeto é transgênico ou não. Esse é um atentado contra o produto orgânico, contra a nossa saúde, e o contra o mais fundamental direito a informação, que é o direito de saber o que estamos comendo!

    Mas vocês são bobos. Agora é só falar mal do PT que vira político honesto. Esse monte de pilantra eleito com dinheiro do agrofascismo e de multinacionais que querem despejar no Brasil aquilo que o americano e o europeu não aceitam mais consumir.

    Curtir

  2. Oi! Gostaria de saber se as verduras e tomate ficam mais moles depois de colocados na solução?
    E se bicarbonato e cloro podem ser misturados sem perderem seu efeito?
    Obrigada

    Curtir

  3. Por que será que o Ministro da Agricultura e outros órgãos ligados à saúde, não tomam providência quanto ao uso excessivo do agrotóxico? Muitos agricultores chegam a utilizar até 200 vezes mais que o necessário. ISSO É UM ABSURDO!!!!!!

    Curtir

  4. Na verdade ainda é preciso deixar cerca de 15 min no água clorada (1 colher para cada litro) pois ó vinagre sozinho não elimina bactérias e outros microorganismos. O cloro pode ser misturado ao bicarbonato. Assim as verduras ficam as mais limpas possível.

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alteração )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alteração )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alteração )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alteração )

Conectando a %s